Instruções do Redmine

De Magazord
Ir para: navegação, pesquisa

Para termos um meio de comunicação eficiente nos projetos da loja optamos por utilizar a ferramenta Redmine que possibilita ao usuário e ao cliente o tramite de dúvidas, informações solicitadas e melhorias na plataforma, é de extrema importância que tenha-se conhecimento de como utilizar corretamente esta ferramenta para evitar-se problemas com a comunicação.

Acesso a Ferramenta

Para acessar a ferramenta basta acessar o link nos tópicos relacionados e entrar com o seu e-mail no campo Loggin e a senha que você recebeu por e-mail no campo Password, se não tiver solicitado usuário ainda basta entrar em contato com o atendimento de suporte da plataforma para providenciar o acesso.

Red1.jpg

Página Inicial

Na página inicial definiremos a qual parte da ferramenta iremos prosseguir, temos várias seções como por exemplo uma página específica para o usuário moldada por ele mesmo, pasta de projetos e barra de busca.

Red2.jpg
  1. Projetos: Nessa opção você poderá acessar o projeto de suporte da sua loja para abrir novas atividades, verificar o andamento ou dar um retorno a resposta do atendente.
  2. Busca: Nesse campo você pode fazer uma busca de uma atividade, ou acessar uma específica pelo seu número.
  3. Pastas Nesta lista você pode facilmente navegar entre as pastas que você atualmente possui liberado para acesso.

Projetos

Acessando a página de Projetos, você pode selecionar o projeto com o nome da sua loja, inicialmente terá acesso somente a pasta de Projetos que seria o processo de configuração das informações na loja, posteriormente terá acesso a pasta Suporte que seria voltado ao atendimento ao cliente para retirada de dúvidas, sugestão de melhorias e reportar erros no sistema.

Red3.jpg

Visão Geral

Nessa nova tela você terá um resumo completo do Projeto de Suporte da sua loja, quantidade de atividades abertas, quantidade fechadas... Também será possível visualizar todas as pessoas que fazem parte desse projeto, Atendentes, Solicitantes... Para visualizar as atividades que você já possui aberta, pode clicar no menu Tarefas, que irá exibir todas, e para abrir novas atividades, basta selecionar a opção de Nova Tarefa.

Red4.jpg

Tarefas

Na tela de Tarefas, por padrão virá todas as tarefas em aberto, porém você pode selecionar outros filtros conforme preferir (1a e 1b). Também é possível exibir colunas ocultas, ou ocultar algumas colunas, basta clicar no menu Opções (2) e selecionar as colunas desejadas. Após filtros e/ou colunas selecionas, basta clicar em Aplicar (3), caso desejar também é possível gravar essa consulta através da opção Gravar (3) que ela ficará salva na lateral direita da tela (4). Para abrir uma nova tarefa, basta clicar na opção Nova Tarefa, que será aberto uma nova tela para preencher as informações.

Red5.jpg

Nova Tarefa

Nessa tela, você poderá preencher os dados para abertura da atividade, informando um titulo para ela, e descrevendo o mais detalhado possível o problema, passando exemplo, número de pedido, nota, produto, anúncio e se possível até um print, todos esses dados auxiliam para uma solução mais rápida do problema, pois evita de ter que pedir mais informações. Após tudo preenchido basta dar um gravar, que a tarefa já estará criada.

Red6.jpg

Todas as Tarefas

Para visualizarmos uma tarefa já aberta, basta clicar no menu Tarefas, e em seguida selecionar a tarefa desejada, irá abrir uma tela semelhante a abaixo, onde você terá todas as informações de movimentações, bem como os dados atuais da atividade, como situação atual, quem esta com a atividade... Para responder uma atividade, você pode selecionar a opção Editar (1) ou Responder.

Red7.jpg

Situações

Para que o usuário que esta atendendo esse chamado receba a notificação, você deve alterar a situação dela para Feedback Devolvido e informar as considerações em relação a ele, ou caso esteja tudo resolvido, alterar a situação para concluído. Sobre as situações:

  • Nova sem pessoa atribuída: Atividade recém aberta.
  • Nova com pessoa atribuída: Será atendida em breve.
  • Andamento: A atividade está em andamento com o atendente.
  • Feedback Devolvido: A atividade foi retornada ao atendente.
  • Interrompida: Atividade interrompida por algum motivo maior.
  • Aguardando Terceiro: Atividade possui alguma outra de desenvolvimento relacionada, ou esta aguardando o posicionamento de um terceiro para dar continuidade.
  • Resolvida: Atividade resolvida, homologada em ambiente de testes porém ainda não liberada e/ou esta pendente de finalização.
  • Em Feedback: Atividade aguardando uma posição do usuário que esta atribuído.
  • Concluída: A questão abordada na atividade já foi resolvida e liberada na plataforma caso necessário.
  • Cancelada: Atividade cancelada, acontece apenas caso o próprio usuário já encontre a solução antes do suporte.
  • Considerações importantes:

  • Toda vez que retornar uma atividade, você deve alterar a situação para Feedback Devolvido, para evitarmos que a atividade fique parada no tempo.
  • Na Conclusão de cada atendimento é solicitado uma avaliação, essa informação é muito importante para mensurarmos a qualidade dos atendimentos e atendentes.
  • Atividades sem um Feedback por um período de 7 dias serão canceladas.
  • Utilizar as prioridades com muita responsabilidade, EX: utilizar a prioridade Imediata, apenas em casos onde o faturamento estiver comprometido ou o site fora do ar, melhorias de layout não precisam ser imediatas

Forma de trabalho e liberações de atualizações

Trabalhamos com duas formas de desenvolvimento, uma com liberação de 15 em 15 dias, onde são desenvolvidas as melhorias, onde chamamos de Sprint, e outra onde são ajustados Bugs e realizados correções, que são liberadas instantaneamente, onde chamamos de Trunk. Todas as melhorias solicitadas passam por uma analise, e se aprovadas entram em uma fila de desenvolvimento.